Como a alimentação ajuda na imunidade e a prevenir gripes e resfriados?

A imunidade em foco nos dias em que a temperatura começa a cair um pouco: você é daqueles que já começa a espirrar, ficar mais cansado que o normal, com a garganta “arranhando” e o nariz escorrendo? Existe uma infinidade de tipos de vírus que causa gripes e resfriados. Sem uma cura imediata, muitas das vezes precisamos encarar os sintomas até que o resfriado passe totalmente. Mas e se eu te falar que existem alimentos que podem ajudar a prevenir esses casos? Dá só uma olhada!

Aliados que ajudam a melhorar a sua imunidade


Você pode adotar alguns hábitos no seu dia-a-dia que vão te ajudar a melhorar sua imunidade, aumentar sua resistência e, assim, evitar doenças como gripes e resfriados. Um deles é inserir na sua dieta alimentos que cumprem essa função, principalmente aqueles ricos em Vitamina C.

  • Gengibre: bastante eficaz no combate aos vírus e bactérias, o gengibre pode ser seu grande aliado para aumentar a imunidade. Ele é um potente antioxidante, que combate os radicais livres e protege o corpo de doenças, além de melhorar a circulação, expandir as vias respiratórias e funcionar como um expectorante natural.
  • Alho: comprovado cientificamente, o alho é rico em vitaminas do complexo B e sais minerais antioxidantes, sendo um excelente remédio para gripes e resfriados. Mas como consumí-lo? Não adianta apenas colocá-lo no tempero. Para você conseguir tirar proveito de suas propriedades curativas, o ideal é beber chá de alho fresco. Uma pesquisa publicada no National Library Of Medicine comprovou que pessoas que ingerem doses diárias de alho têm menos chances de contrair resfriados e se recuperam mais rápido caso sejam infectadas.
  • Vitamina C: a melhor vitamina para combater gripes e resfriados, ela pode ser encontrada em diversos alimentos. Esprema um limão na água ou faça suco de laranja, acerola ou morango. Mas atenção! Evite tomá-los com açúcar, pois o açúcar inibe o sistema imunológico. Algumas verduras também são ricas em vitamina C, como salsa, pimentão, rúcula, repolho, espinafre, tomate, agrião e alface. Dá para fazer uma salada deliciosa!
  • Zinco: outro importante antioxidante que combate ações nocivas dos radicais livres. A carência desse mineral pode debilitar seu sistema imunológico. Mas como reverter a situação? Ingerindo qualquer tipo de carne – bovina, frango, peixe, fígado, frutos do mar -, leite e seus derivados, além de cereais, farinhas integrais e castanhas.

Mais do que consumir esses alimentos, é fundamental que você estabeleça mais três hábitos: ingerir bastante água, ter boas horas de sono e praticar atividades físicas. A água favorece a eliminação do muco e ajuda a desinflamar e hidratar as células, limpando o organismo. O ideal é beber cerca de 35ml por quilo de peso. Faça as contas e reflita! Você tem consumido a quantidade certa?

Complexos vitamínicos ajudam?

Se você quer incluir alimentos saudáveis que possuem os nutrientes e vitaminas que ajudam a prevenir as gripes e resfriados mas não tem tempo para organizá-los na sua rotina, uma excelente alternativa é fazer uso dos complexos vitamínicos. Geralmente, as cápsulas são consumidas todos os dias e têm a quantidade diária necessária para o bom funcionamento do seu organismo.

Existe uma infinidade de complexos vitamínicos no mercado, inclusive aqueles que são fontes de vitaminas C,  D e E, além de zinco e selênio. Juntos esses nutrientes auxiliam no funcionamento do sistema imunológico e na proteção dos danos causados pelos radicais livres. 

E nem precisamos reforçar aqui os hábitos que fazem mal à saúde, né? Para que sua imunidade não fique debilitada, evite o consumo de açúcar, bebidas alcoólicas, frituras, alimentos industrializados e processados. Esses hábitos podem enfraquecer as defesas do organismo. O tabagismo e o sedentarismo também são péssimas escolhas. A queda da imunidade pode estar ligada a uma dieta pobre em frutas, legumes e verduras. Invista neles e depois vem nos falar se você sentiu os impactos na sua saúde e imunidade, combinado?!

Referências: 

https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2018/06/01/alimentos-para-curar-a-gripe-mais-rapido-va-de-chas-sopa-e-de-alho.htm

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/11697022/

https://www.mdpi.com/2072-6643/12/9/2633

Rolar para cima