Alimentação
14 de novembro, 2024 - 5 min de leitura

Colágeno: entenda mais sobre os principais tipos e indicações de uso

Colágeno: entenda mais sobre os principais tipos e indicações de uso
Saiba os principais tipos de colágeno, suas funções e quais as indicações de uso.

Conteúdos

    O colágeno é uma proteína encontrada de forma abundante em nosso corpo. Com função essencialmente estrutural, fornece resistência e elasticidade a estruturas como pele e articulações, correspondendo a, aproximadamente, 25% do total de proteínas no organismo1.

    Ele é produzido naturalmente pelo corpo mas, ao longo dos anos, sua produção reduz naturalmente, o que diminui a elasticidade da pele, levando ao aumento da flacidez e de linhas de expressão, e também diminui a resistência das articulações, elevando a tendência para doenças como a osteoartrite1,2.

    Existem diversos tipos de colágeno, que divergem entre si em suas funções e locais do organismo onde se encontram presentes. Vamos entender melhor a seguir!

    Tipos de colágeno e suas funções

    Atualmente, sabe-se que existem mais de 20 tipos de colágeno1-3. Eles são agrupados em categorias de acordo com sua função e localização. De modo geral, podemos citar os principais tipos de colágenos como os seguintes3:

    Colágeno tipo I: presente em muitos tipos de tecidos, principalmente na pele, ossos, tendões e ligamentos. Tem como função principal dar suporte e sustentação às estruturas do nosso corpo, sendo muito resistente.

    Colágeno tipo II: presente principalmente nas cartilagens, tem grande atuação na mobilidade, promovendo o bom funcionamento das articulações.

    Colágeno tipo III: também presente na pele e em outros tecidos, como vasos sanguíneos e músculos, esse tipo de colágeno promove a elasticidade.

    Colágeno tipo IV: esse tipo de colágeno está presente na membrana das células do nosso organismo e tem função de formar uma “rede” que mantém a sua estrutura.

    O colágeno e os sinais da pele

    A redução na produção do colágeno e da vascularização da pele é um processo natural do envelhecimento, que impacta na perda de elasticidade, hidratação e na espessura da pele, facilitando o surgimento de flacidez e de linhas de expressão4. Além disso, fatores externos também influenciam na degradação do colágeno, como a alimentação, poluição e a exposição aos raios solares4-6.

    Para quem deseja amenizar esses efeitos, é possível recorrer a tratamentos dermatológicos de uso tópico ou outros procedimentos4. Alguns suplementos também podem ser indicados para estimular a produção de colágeno pela pele, como aqueles compostos por colágeno hidrolizado4-6.

    De acordo com estudos, a suplementação com colágeno hidrolisado parece ter efeito promissor na atenuação dos sinais, estimulando a produção de colágeno pela pele5. Como resultado, há aumento da elasticidade e hidratação, contribuindo para a redução de rugas e linhas de expressão5,6.

    Melhora da qualidade de vida nas doenças articulares

    Assim como a pele, a estrutura das articulações também se desgasta naturalmente com o envelhecimento natural, com sobrecargas causadas por movimentos e força excessiva e por processos inflamatórios7.

    Entre as doenças articulares, a osteoartrite, também conhecida como artrose, é a mais prevalente. É uma doença caracterizada pelo desgaste da cartilagem que reveste a articulação, o que pode consequentemente danificar o osso que está próximo, impactando diretamente na mobilidade e qualidade de vida8.

    A suplementação de colágeno do tipo II pode beneficiar tanto pessoas com algum desconforto articular quanto aquelas que possuem alguma doença articular de fato8,9. A suplementação estimularia a produção de substâncias anti-inflamatórias na articulação e, a partir disso, haveria redução da inflamação e estímulo ao reparo da cartilagem, promovendo melhora da flexibilidade, alívio da dor e melhorara da função da articulação8,9.

    A suplementação com determinados tipos de colágeno, seja para melhoria da aparência da pele ou para maior qualidade de vida e funcionalidade das articulações, é considerada segura e vem sendo amplamente pesquisada ao longo dos anos. Caso ache que sua saúde pode se beneficiar de uma maior ingestão de colágeno, lembre-se sempre de consultar um profissional habilitado para realizar a orientação ideal para você!

    REFERÊNCIAS

    [1] Shenoy M, Abdul NS, Qamar Z, Bahri BMA, Al Ghalayini KZK, Kakti A. Collagen Structure, Synthesis, and Its Applications: A Systematic Review. Cureus. 2022 May 9;14(5):e24856.

    [2] Oliveira NR, Silva IA, Pinto RR. Colágeno: uma breve revisão. Brazilian Journal of Development. 2021; 11(7): 103346-103355. 

    [3] León-López A, Morales-Peñaloza A, Martínez-Juárez VM, Vargas-Torres A, Zeugolis DI, Aguirre-Álvarez G. Hydrolyzed Collagen—Sources and Applications. Molecules. 2019 Nov 7;24(22):4031.

    [4] Pu SY, Huang YL, Pu CM, Kang YN, Hoang KD, Chen KH, et al. Effects of Oral Collagen for Skin Anti-Aging: A Systematic Review and Meta-Analysis. Nutrients. 2023 Jan 1;15(9):2080.

    [5] Miranda RB, Weimer P, Rossi RC. Effects of hydrolyzed collagen supplementation on skin aging: a systematic review and meta‐analysis. International Journal of Dermatology. 2021 Mar 20;60(12).

    [6] Dewi DAR, Arimuko A, Norawati L, Yenny SW, Setiasih NL, Perdiyana A, et al. Exploring the Impact of Hydrolyzed Collagen Oral Supplementation on Skin Rejuvenation: A Systematic Review and Meta-Analysis. Cureus. 2023 Dec 9;15(12):e50231.

    [7] Porfírio E, Fanaro GB. Suplementação com colágeno como terapia complementar na prevenção e tratamento de osteoporose e osteoartrite: uma revisão sistemática. Rev. Bras. Geriatr. Gerontol. 2016; 19(1):153-64.

    [8] Schön C, Knaub K, Alt W, Durkee S, Saiyed Z, Juturu V. UC-II Undenatured Type II Collagen for Knee Joint Flexibility: A Multicenter, Randomized, Double-Blind, Placebo-Controlled Clinical Study. J Integr Complement Med. June 2022; 28(6): 540–548.

    [9] Kumar P, Bansal P, Rajesh Kumar Rajnish, Sharma S, Dhillon MS, Patel S, et al. Efficacy of undenatured collagen in knee osteoarthritis: review of the literature with limited meta-analysis. PubMed. 2023 Jan 1;15(9):5545–55.

    Compartilhe:

    Tópicos relacionados

    Benefícios do Whey Protein

    Benefícios do Whey Protein

    Rodrigo Hilbert

    Sono relaxante

    Sono relaxante

    Rodrigo Hilbert

    Mousse Energizante

    Mousse Energizante

    Rodrigo Hilbert

    Bomba proteica

    Bomba proteica

    Rodrigo Hilbert

    Produtos Emana