Conteúdos
O colágeno é uma proteína amplamente presente no corpo humano que desempenha uma série de funções na mobilidade.
A suplementação de colágeno ganhou fama pela sua atuação na estética; porém, os estudos vêm mostrando sua utilização em outras áreas da saúde. Vamos entender o que é colágeno?
O colágeno é a proteína mais abundante do nosso organismo, representando cerca de 25% de todas as proteínas corporais¹. Ele é essencial para a saúde dos tendões e ligamentos, formando 90% deles, além de ser um dos principais componentes da pele e fortalecer e manter a estrutura dos nossos tecidos conjuntivos (responsáveis pela sustentação de outros tecidos do corpo)¹–³. Além desses tecidos, o colágeno está presente em outros lugares no nosso organismo, como¹:
Existem diversos tipos de colágeno e eles são agrupados de acordo com sua estrutura, função e distribuição nos tecidos. Os variados tipos de colágeno desempenham papéis muito importantes, principalmente, nessas 3 características³:
Cada grupo de colágeno exerce uma variedade de funções – estrutura, estabilidade, barreira, filtragem, flexibilidade – sendo nomeados por algarismos romanos conforme a ordem da sua descoberta³. Em relação às cartilagens, os colágenos mais abundantes e estudados pelos pesquisadores são os do tipo II, IX e XI³.
>> Leita também: Como o colágeno atua no processo de envelhecimento da pele?
Você sabia? Atualmente, são conhecidos pela ciência 29 tipos diferentes de colágenos¹.
Qual é o papel da suplementação de colágeno tipo II na mobilidade?
As atividades diárias e a prática de esportes podem promover sobrecargas e impactos de várias intensidades em nossas articulações2. Com o passar do tempo, esses danos causam limitações na mobilidade e flexibilidade, impactando no movimento e no estilo de vida tanto de atletas e pessoas comuns2. Condições como a osteoartrite também podem agravar essa situação, pois causam a destruição da cartilagem e promovem danos aos ossos, fazendo com que a pessoa sinta dor e rigidez no movimento².
A suplementação de colágeno tipo II não desnaturado parece estimular a produção de substâncias anti-inflamatórias nas articulações, reduzindo a inflamação e estimulando a reparação da cartilagem, proporcionando alívio das dores, da rigidez e melhoria na mobilidade e função articular2.
Com diferentes tipos e funções, o colágeno é uma proteína indispensável para a integridade e o bem-estar do organismo, tendo uma participação essencial na manutenção do nosso bem-estar e da nossa qualidade de vida.
REFERÊNCIAS
[1] Shenoy M, Abdul NS, Qamar Z, Bahri BMA, Al Ghalayini KZK, Kakti A. Collagen Structure, Synthesis, and Its Applications: A Systematic Review. Cureus. 2022 May 9;14(5).
[2] Schön C, Knaub K, Alt W, Durkee S, Saiyed Z, Juturu V. UC-II Undenatured Type II Collagen for Knee Joint Flexibility: A Multicenter, Randomized, Double-Blind, Placebo-Controlled Clinical Study. Journal of Integrative and Complementary Medicine. 2022 Apr 4;28(6):540–8.
[3] Alcaide-Ruggiero L, Molina-Hernández V, Granados MM, Domínguez JM. Main and Minor Types of Collagens in the Articular Cartilage: The Role of Collagens in Repair Tissue Evaluation in Chondral Defects. International Journal of Molecular Sciences. 2021 Dec 11;22(24):13329.
Tópicos relacionados