Sono
01 de agosto, 2025 - 1 min de leitura

Melatonina: aliada para uma boa noite de sono

Melatonina: aliada para uma boa noite de sono
O sono é fundamental para a saúde e tem grande atuação na função cognitiva, na regulação emocional, no desempenho físico e na qualidade de vida.

Conteúdos

    Atualmente, os distúrbios do sono, como a insônia, são cada vez mais comuns. A dificuldade para pegar no sono, para manter o sono ou para ter um sono de qualidade podem causar problemas como fadiga, alterações de humor e redução de performance nas atividades do dia a dia1.
    Nesse contexto, a melatonina ganha destaque. Ela pode auxiliar no início do sono e garantir todos os benefícios associados a ele. Entenda melhor a seguir!

    O que é a melatonina? 

    A melatonina é um hormônio produzido de forma natural pelo organismo. É muito conhecida como o “hormônio do sono”, pois tem papel importante na regulação do ciclo circadiano, o nosso relógio biológico que regula os ciclos de sono e de vigília2

    Como ela age no organismo? 

    Quando começa a escurecer, o organismo começa a liberar a melatonina naturalmente, avisando o corpo que está chegando a hora de dormir1. Durante o dia, com a maior iluminação, a liberação de melatonina reduz. Assim, o estado de alerta é garantido e ficarmos acordados para as atividades do dia a dia.  

    Nos dias de hoje, como vivemos expostos a muitas telas e iluminação artificial, a produção da melatonina pode ser prejudicada3. Além disso, o envelhecimento é outro fator que pode influenciar na produção de melatonina. Com o avançar da idade, a produção do hormônio do sono cai de forma significativa4

    Assim, a suplementação de melatonina pode ser indicada para casos onde há distúrbios do sono que possam estar relacionados com a baixa capacidade do organismo do indivíduo em produzir esse hormônio. 

    Benefícios e indicações

    Os suplementos de melatonina vêm sendo muito estudados, principalmente em relação aos efeitos positivos na insônia e nos distúrbios de sono por quem trabalha a noite1,5

    De acordo com as evidências atuais, a melatonina pode contribuir para os seguintes aspectos1,2,5-8

    • Ajudar a adormecer mais rápido; 
    • Melhorar o tempo e a qualidade do sono; 
    •  Reduzir efeito de jet lag (mudança de fuso horário) 

    É importante reforçar que a melatonina não é um remédio sedativo. Ela atua ajustando o nosso relógio biológico e favorecendo o início natural do sono. 

    É possível estimular a melatonina de forma natural? 

    Sim! Com alguns hábitos diários é possível estimular a produção de melatonina e ajudar na indução do sono. Confira abaixo: 

    • Reduza a exposição às telas e luzes artificiais ao anoitecer; 
    • Exponha-se à luz solar pela manhã; 
    • Mantenha horários regulares para dormir e acordar; 
    • Modere o consumo de cafeína próximo ao horário de dormir; 
    • Inclua alimentos fontes de triptofano, precursor da melatonina, perto do horário de dormir. Banana, aveia, leite e derivados são boas opções! 

    Portanto, a melatonina pode ser uma aliada natural para melhorar o sono, especialmente para quem tem dificuldade para adormecer ou sofre de insônia leve. No entanto, o acompanhamento médico individual é sempre recomendado para garantir a segurança e a eficácia do tratamento.

    Referências

    [1] Yeom JW, Cho CH. Herbal and Natural Supplements for Improving Sleep: A Literature Review. Psychiatry Investigation. 2024  
    [2] Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Análise de informações sobre segurança e eficácia da melatonina. 2020. Disponível em: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2021/proposta-de-consulta-publica-inclui-a-melatonina-como-constituinte-autorizado/analise-da-seguranca-e-eficacia-da-melatonina_versao-para-publicacao.pdf. Acesso em: 02 de junho de 2025. 
    [3] Harvard Health Publishing. Blue Light Has a Dark Side. Harvard Health; 2024. Disponível em: https://www.health.harvard.edu/staying-healthy/blue-light-has-a-dark-side. Acesso em 03 de junho de 2025. 
    [4] Gulia KK, Kumar VM. Sleep disorders in the elderly: a growing challenge. Psychogeriatrics. 2018 May;18(3):155–65. 
    [5] Ferracioli-Oda E, Qawasmi A, Bloch MH. Meta-Analysis: Melatonin for the Treatment of Primary Sleep Disorders. Romanovsky AA, editor. PLoS ONE. 2013 May 17;8(5):e63773. 
    [6] Fatemeh G, Sajjad M, Niloufar R, Neda S, Leila S, Khadijeh M. Effect of melatonin supplementation on sleep quality: a systematic review and meta-analysis of randomized controlled trials. Journal of Neurology. 2021 Jan 8;269(1). 
    [7] Fatemeh G, Sajjad M, Niloufar R, Neda S, Leila S, Khadijeh M. Effect of melatonin supplementation on sleep quality: a systematic review and meta-analysis of randomized controlled trials. J Neurol. 2022 Jan;269(1):205-216. 
    [8] Minari TP, Pisani LP. Melatonin supplementation: new insights into health and disease. Sleep Breath. 2025 Apr 25;29(2):169. 

    Compartilhe:

    Relacionados

    Todos os posts
    Benefícios do Whey Protein

    Benefícios do Whey Protein

    Rodrigo Hilbert

    Sono relaxante

    Sono relaxante

    Rodrigo Hilbert

    Mousse Energizante

    Mousse Energizante

    Rodrigo Hilbert

    Bomba proteica

    Bomba proteica

    Rodrigo Hilbert

    Produtos Emana