Os benefícios dos chás na detoxificação

O consumo de chás na rotina vêm crescendo, com objetivo de ajudar no emagrecimento e na aparência da pele. Nesse sentido, uma palavra que se popularizou  nos últimos anos com a busca incessante das pessoas por uma vida mais saudável: Detox. O detox nada mais é do que uma estratégia para reduzir ou eliminar o excesso de toxinas que se acumulam em nosso organismo e que aceleram o processo de envelhecimento.

O problema é que estamos expostos diariamente a uma infinidade de toxinas: poluição, agrotóxicos, bebidas alcoólicas, corantes, estresse. Por isso, é cada vez mais importante pensarmos em maneiras de eliminarmos essas impurezas que dificultam o emagrecimento e provocam inchaço e inúmeros outros efeitos físicos e emocionais em nosso corpo. Quer saber como? Vem que a gente te explica!

Benefícios do detox e o efeito dos chás

A primeira coisa que vem à sua cabeça quando falamos em detox é emagrecimento. Acertamos? O uso do detox para emagrecer vem da urgência em conseguir bons resultados em pouco tempo. Perder peso rápido, de forma radical, nunca foi algo defendido pelos profissionais nutricionistas. Além disso, cientificamente, não existe comprovação que os sucos ou chás detox auxiliam diretamente no emagrecimento. Mas não desanime, eles oferecem inúmeros benefícios para a saúde:

  • elimina o excesso de toxinas do organismo;
  • melhora o metabolismo corporal;
  • combate a retenção de líquido;
  • melhora o funcionamento do intestino.

E não para por aí. Cada erva, especiaria e folha utilizada no chá carrega uma infinidade de propriedades diferentes.

O famoso chá-verde, por exemplo, além do seu efeito termogênico, está associado à prevenção do câncer de próstata, segundo um estudo do Instituto de Pesquisa Lee Moffitt, nos Estados Unidos. Pela ação das catequinas, fitonutrientes que combatem a ação dos radicais livres e garantem certa proteção cardiovascular, e pelo potencial antioxidante, o chá-verde também ajuda a reduzir o risco de problemas cardíacos, de acordo com um estudo do Instituto de Pesquisa Saitama, no Japão.

Outro alimento que ajuda na prevenção de células cancerígenas é o gengibre. Ele também auxilia na desintoxicação e possui efeito termogênico, perfeito para quem quer acelerar o metabolismo. E ainda possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Segundo um estudo publicado no Iranian Journal of Pharmaceutical Research, os gingerois, substâncias do gengibre, ajudam a controlar a glicose no sangue. Essa mesma substância é responsável por diminuir o risco de infecções no organismo.

Nós não podíamos encerrar esse texto sem antes falarmos da canela. Também comprovada cientificamente, a canela é rica em poderosos antioxidantes, como é o caso dos polifenóis. Estudos publicados no National Library Of Medicine atestam para as propriedades anti-inflamatórias e para a redução do risco de doenças cardíacas. De acordo com as pesquisas, a canela reduz os níveis de colesterol total, colesterol LDL e triglicerídeos, além de diminuir o açúcar no sangue e melhorar a sensibilidade à insulina.

Como fazer um chá detox?

Agora que você já sabe alguns dos inúmeros benefícios que determinados ingredientes do chá detox possui, que tal fazer um?! Há dois modos de preparo: a infusão e a decocção. Na infusão a água deve ser aquecida até o ponto de fervura para então ser colocada na planta.  Essa mistura deve ficar abafada por aproximadamente 3 minutos e depois pode ser coada. Na decocção, a planta deve ser fervida junto com a água e, após o ponto de fervura, pode ser coada e ingerida.

Para quem busca praticidade, vale a pena experimentar os chás prontos. Existem várias opções interessantes no mercado que funcionam como uma dose de saúde e bem-estar de fácil preparo e consumo!

Para além do corpo, experimente também fazer um detox emocional. Comer deve ser um ato prazeroso e não um misto de culpa e estresses. Tudo na vida é equilíbrio e com a alimentação isso se torna ainda mais fundamental. Muito mais do que querer emagrecer, o detox deve ser um grande aliado no seu bem-estar. Aproveite o momento em que você está tomando seu chá para dar uma pausa. Respire, aprecie e alinhe essa rotina com um bem maior que você está fazendo para si mesmo. Afinal, cuidar do seu corpo é cuidar da sua mente também. Qual foi a última vez que você reservou um tempo para si mesmo?

Referências:

https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2018/12/08/gengibre-ajuda-a-emagrecer-conheca-os-beneficios-do-alimento.htm

https://saude.abril.com.br/alimentacao/o-que-a-ciencia-diz-sobre-o-efeito-de-7-chas/

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4003790/

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/10641152/

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/22882757/

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/14633804/

Rolar para cima