O sono é considerado essencial para a saúde e tem papel fundamental na função cognitiva, na regulação emocional, no desempenho físico e na qualidade de vida1.
Entretanto, os distúrbios do sono, como a insônia, têm se tornado cada vez mais frequentes na sociedade atual. A dificuldade para pegar no sono, para manter o sono ou para ter um sono de qualidade podem causar problemas como fadiga, alterações de humor e redução de performance nas atividades do dia a dia1.
Nesse contexto, é comum que haja a busca por novos hábitos que contribuam para uma melhor noite de sono, e o consumo de alguns nutrientes e suplementos vem ganhando popularidade como aliados desse processo.
Vamos conhecer melhor alguns deles? A seguir, listamos nutrientes e outros componentes que podem contribuir para uma boa noite de descanso:
Melatonina
A melatonina, conhecida como hormônio do sono, é produzida de forma natural pelo organismo. Tem papel importante na regulação do ciclo circadiano, o nosso relógio biológico que regula os ciclos de sono e de vigília (estar acordado e alerta)2.
Durante o dia, a liberação de melatonina reduz, para garantir nosso estado de alerta e ficarmos acordados. Ao escurecer, o organismo começa a liberá-la naturalmente, ajudando a promover o início do sono1.
Atualmente, como somos expostos a muitas telas e iluminação artificial, a produção da melatonina pode ficar prejudicada, uma vez que a luz azul emitida por esses dispositivos interfere em sua produção3. Outro ponto que pode influenciar na produção da melatonina é a idade: ao longo do envelhecimento, a produção do hormônio do sono cai de forma significativa4.
Os suplementos de melatonina vêm sendo muito estudados, principalmente em relação aos efeitos positivos na insônia, jet lag (mudança de fuso horário) e nos distúrbios de sono por quem trabalha a noite1,5.
Assim, os estudos indicam que a melatonina ajuda a iniciar o sono, reduzindo o tempo para começar a dormir, e melhora tanto o tempo quanto a qualidade do sono de modo geral1,5,2.
Triptofano
O triptofano é um aminoácido essencial, ou seja, não é produzido pelo organismo. Ele é o necessário para a produção de serotonina e melatonina, duas substâncias importantes e envolvidas na regulação do sono1. A serotonina é um neurotransmissor que atua na regulação do humor, da ansiedade e dos ciclos do sono, podendo também ser convertida em melatonina1.
A maior disponibilidade de triptofano para o cérebro aumenta a produção de melatonina e serotonina, contribuindo para o relaxamento e o sono, além da redução dos despertares noturnos1.
>>Leia também: D-limoneno: um aliado aos hábitos saudáveis no controle do estresse
Camomila
A camomila é uma planta amplamente utilizada por suas propriedades terapêuticas, principalmente na forma de chá. Essas propriedades estão relacionadas à presença de compostos como os flavonoide, e um dos efeitos que pode ser atribuído ao uso de camomila é o da melhora do sono, facilitando o adormecer e reduzindo o número de despertares após dormir6,7.
Maracujá
O maracujá (ou passiflora) é muito conhecido por suas propriedades calmantes, que se concentram na flor da planta, sendo utilizadas em casos de estresse, insônia e ansiedade. O uso do extrato da passiflora pode ter efeitos positivos no sono, contribuindo para a redução do tempo necessário para dormir, da qualidade e a duração do sono8,9.
Uma boa noite de sono é fundamental para a saúde e a inclusão de alguns nutrientes na rotina pode ser um aliado na estratégia de rotina do sono, contribuindo para um descanso de maior qualidade. Se você tem algum distúrbio do sono, não se esqueça: consulte sempre um profissional de saúde para auxiliar a identificar melhor o problema e a suplementação ideal para o seu caso!
Gummy Melatonina: durma melhor e acorde renovado!