O vinagre é um ingrediente muito comum e acessível da culinária mundial, utilizado principalmente para preparar, temperar ou conservar alimentos1,2. Ele é produzido a partir de fontes de carboidrato, como cana de açúcar, maçã, uvas, ameixa, arroz e sucos de frutas1,2.
Na medicina popular, além do seu papel na culinária o vinagre também tem sido consumido por aqueles que buscam benefícios para saúde, tendo se popularizado recentemente como um produto com propriedades funcionais1,2. Vamos conhecer melhor esse ingrediente!
Como é feito o vinagre de maçã?
A produção do vinagre pode ser feita através do suco de maçã feito com diferentes partes da fruta, que passa por duas etapas de fermentação1,3:
Etapa 1: bactérias e leveduras transformam os açúcares da fruta em cidra e etanol;
Etapa 2: nesta etapa o etanol é transformado em ácido acético.
O ácido acético é o principal componente do vinagre, responsável pelo cheiro característico e gosto ácido3. Outro componente presente são os polifenóis, com importante poder antioxidante que protege as células do organismo contra os danos causados pelo estresse oxidativo1,3,4,6.
Quais os benefícios associados ao consumo?
Diferentes propriedades têm sido associadas ao consumo do vinagre de maçã, tais como:
- Controle da glicemia1,5-7:
A acidez do vinagre poderia contribuir para o esvaziamento mais lento do estômago após as refeições, diminuindo a velocidade de absorção da glicose e da liberação de insulina1,4. Além disso, ele também poderia reduzir a atividade de enzimas responsáveis por “quebrar” os carboidratos em glicose, diminuindo a velocidade com que a glicose é absorvida4.
- Regulação do peso1,4:
A redução da velocidade de esvaziamento gástrico, além de auxiliar no controle da glicemia, também promove maior sensação de saciedade. Esse mecanismo diminui a quantidade de alimentos consumida ao longo do dia, o que pode ser um aliado na perda de peso quando associado a uma alimentação reduzida em calorias1.
- Controle do colesterol1,5:
Os polifenóis podem auxiliar na redução dos níveis de LDL, o colesterol mais associado com as doenças do coração1. Alguns estudos também sugerem que o vinagre de maçã também pode promover a quebra de gordura pelas células, bem como inibir sua produção6.
O vinagre de maçã é seguro, mas seu consumo puro pode promover desconfortos no estômago e intestino, além de danificar o esmalte dos dentes1. Assim, para aqueles que desejam consumir esse ingrediente, é possível optar por formatos mais práticos e com melhor sabor, como é o caso das gomas. Esse formato possui ótimo sabor, além de ser mastigável, o que é uma boa alternativa não só para quem busca uma melhor experiência com suplementos, mas também para aqueles que possuem dificuldades de deglutir comprimidos ou cápsulas!
É importante lembrar que o vinagre de maçã não é capaz de tratar ou curar nenhuma doença! Seu consumo pode ser um complemento para uma alimentação equilibrada, participando da construção de hábitos para uma vida mais saudável!
>>Leia também: Saúde 360°: a importância de cuidar do organismo como um todo
Gummy de Vinagre de Maçã: o aliado perfeito para o seu dia!
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
[1] Launholt TL, Kristiansen CB, Hjorth P. Safety and side effects of apple vinegar intake and its effect on metabolic parameters and body weight: a systematic review. European Journal of Nutrition. 2020 Mar 13;59(6):2273–89.
[2] Kim MJ, Kim JI, Ryu CH, Kang MJ. Effects of Fermented Beverage in Subjects with Metabolic Syndrome. Preventive Nutrition and Food Science. 2021 Mar 31;26(1):12–20.
[3] Viroli SLM, Viroli SG, Carvalho NP, Alves TT, Leite LT, Sousa YP, et al. Caracterização do vinagre artesanal produzido com casca de maçã. Research, Society and Development. 2021 Jul 19;10(9):e1110917865.
[4] Jafarirad S, Elahi M, Mansoori A, Abdollah Khanzadeh, Mohammadhossein Haghighizadeh. The improvement effect of apple cider vinegar as a functional food on anthropometric indices, blood glucose and lipid profile in diabetic patients: a randomized controlled clinical trial. Frontiers in clinical diabetes and healthcare. 2023 Nov 13;4.
[5] Budak NH, Aykin E, Seydim AC, Greene AK, Guzel-Seydim ZB. Functional Properties of Vinegar. Journal of Food Science. 2014 May;79(5):R757–64.
[6] Hadi A, Pourmasoumi M, Najafgholizadeh A, Clark CCT, Esmaillzadeh A. The effect of apple cider vinegar on lipid profiles and glycemic parameters: a systematic review and meta-analysis of randomized clinical trials. BMC Complementary Medicine and Therapies. 2021 Jun 29;21(1).
[7] Gheflati A, Bashiri R, Ghadiri-Anari A, Reza JZ, Kord MT, Nadjarzadeh A. The effect of apple vinegar consumption on glycemic indices, blood pressure, oxidative stress, and homocysteine in patients with type 2 diabetes and dyslipidemia: A randomized controlled clinical trial. Clinical Nutrition ESPEN. 2019 Oct;33:132–8.