Conteúdos
Você sabia que mais de 70% da população sofre com alterações de sono1?
Nos últimos anos, as alterações de humor e os distúrbios do sono tornaram-se cada vez mais comuns na população, representando um desafio significativo para a saúde e bem-estar. A manutenção de hábitos saudáveis no dia a dia é muito importante para uma boa noite de sono e, nesse sentido, alguns nutrientes também têm sido estudados por auxiliarem nesse processo!
Confira no texto a seguir qual o papel do triptofano no bem estar e como ele pode ajudar a melhorar o ciclo do sono!
O triptofano é um aminoácido essencial, ou seja, não é produzido pelo organismo e precisa ser obtido por meio da alimentação2.
Ele está presente em diversos alimentos que costumam ser consumidos habitualmente na dieta, tais como os laticínios, ovos, carnes, soja, cacau e banana3.

O triptofano é utilizado pelo organismo para a produção de serotonina, uma substância muito importante para a regulação do humor, calma e bem-estar2.
Diversos estudos científicos mostram que a ingestão adequada de triptofano pode estar associada à melhora do humor e redução de sentimentos negativos em adultos saudáveis2. Assim, concentrações adequadas desse aminoácido na dieta podem contribuir para o melhor equilíbrio emocional, menor sensação de ansiedade e maior facilidade em lidar com o estresse2.
Até mesmo a depressão leve a moderada em idosos pode estar associada a um baixo consumo de triptofano, demonstrando o potencial deste aminoácido na saúde, humor e bem-estar4.

Além da serotonina, o triptofano também é precursor para a produção da melatonina e possui grande atuação na regulação do sono5,6.
A melatonina, conhecida como hormônio do sono, tem papel importante na regulação do ciclo circadiano, o nosso relógio biológico que regula os ciclos de sono e de vigília7. Assim, ela é essencial para que o corpo reconheça que é hora de dormir e mantenha um sono regular e profundo5,8.
Evidências científicas indicam que a suplementação com triptofano pode ajudar a promover o relaxamento e o sono, além de reduzir os despertares noturnos5,9. Este cenário leva a menos interrupções no sono e mais descanso durante a noite.
O sono não é apenas um período de descanso. Ele é vital para a recuperação do corpo e da mente, sendo considerado essencial para a saúde. Possui papel fundamental na função cognitiva, na regulação emocional, no desempenho físico e na qualidade de vida5.
Entretanto, os distúrbios do sono, como a insônia, têm se tornado cada vez mais frequentes. A dificuldade para pegar no sono ou para ter um sono de qualidade podem causar problemas como fadiga, alterações de humor e redução de performance nas atividades do dia a dia5.
Por isso, garantir uma ingestão adequada de triptofano pode ser um aliado importante nesse processo! Invista em alimentos ricos neste aminoácido no seu dia a dia e consulte um profissional da saúde para entender se a suplementação pode ser uma opção após uma avaliação individualizada.
[1] Ministério da Saúde. Você já teve insônia? Saiba que 72% dos brasileiros sofrem com alterações no sono [Internet]. Ministério da Saúde. 2023. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2023/marco/voce-ja-teve-insonia-saiba-que-72-dos-brasileiros-sofrem-com-alteracoes-no-sono
[2] Kikuchi AM, Tanabe A, Iwahori Y. A systematic review of the effect of L-tryptophan supplementation on mood and emotional functioning. J Diet Suppl. 2021;18(3):316-333.
[3] Júnior DTS, Verde TFCL, Landim LASR. Alimentos ricos em triptofano e seu efeito na liberação da serotonina e possíveis benefícios no transtorno de ansiedade. Research, Society and Development [Internet]. 2021 Nov 10;10(14):e471101422190–e471101422190
[4] Chojnacki C, Popławski T, Chojnacki J, Fila M, Konrad P, Blasiak J. Tryptophan Intake and Metabolism in Older Adults with Mood Disorders. Nutrients. 2020 Oct 18;12(10):3183.
[5] Ji Won Yeom, Cho CH. Herbal and Natural Supplements for Improving Sleep: A Literature Review. Psychiatry Investigation. 2024
[6] Sutanto CN, Loh WW, Kim JE. The impact of tryptophan supplementation on sleep quality: a systematic review, meta-analysis, and meta-regression. Nutr Rev. 2022 Jan 10;80(2):306-316.
[7] Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Análise de informações sobre segurança e eficácia da melatonina. 2020. Disponível em: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2021/proposta-de-consulta-publica-inclui-a-melatonina-como-constituinte-autorizado/analise-da-seguranca-e-eficacia-da-melatonina_versao-para-publicacao.pdf. Acesso em 28 de dezembro de 2025.
[8] Ferracioli-Oda E, Qawasmi A, Bloch MH. Meta-Analysis: Melatonin for the Treatment of Primary Sleep Disorders. Romanovsky AA, editor. PLoS ONE. 2013 May 17;8(5):e63773.
[9] Yousef P, Rosen J, Shapiro C. Tryptophan and its role in sleep and mood. Studies in natural products chemistry. 2024 Jan 1;80:1–14.
Tópicos relacionados