Resveratrol, um poderoso antioxidante. 

Muito se fala sobre a importância dos antioxidantes para a manutenção da saúde e o envelhecimento saudável – esse tema deixa em evidência muitos compostos presentes nos vegetais, como a vitamina C, a vitamina E, o licopeno, encontrado no tomate, e o resveratrol, famoso por estar presente principalmente na casca de uvas roxas. O resveratrol é um composto bioativo de um grupo chamado polifenóis, compostos reconhecidos por suas propriedades antioxidantes1,2,3. Esses compostos atuam na manutenção da saúde e na redução do risco de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT)1,2,3, tais como diabetes, câncer e doenças cardiovasculares. Vamos conhecer um pouco mais sobre ele?

Quais os benefícios do resveratrol para a saúde?

Além de sua ação antioxidante, o resveratrol também possui propriedade anti-inflamatória, imunomoduladora, cardioprotetora e neuroprotetora, responsáveis por promover diversos benefícios à saúde. Vamos falar um pouco mais sobre eles a seguir!

  • Doenças cardiovasculares

O resveratrol possui ação cardioprotetora, devido à sua ação anti-inflamatória e antioxidante, que podem atuar diretamente nos principais fatores de risco relacionados às doenças cardiovasculares, tais como hipertensão, aterosclerose e redução dos níveis de colesterol (LDL)1-4.

  • Câncer

Diversos estudos avaliam as propriedades anticâncer do resveratrol, o qual parece ter impacto protetivo nesta doença, uma vez que pode inibir o crescimento e proliferação das células cancerígenas, além de induzir a apoptose (autodestruição das células) e promover respostas imunes antitumorais2,3.

  • Doenças neurodegenerativas

O resveratrol possui diversas funções neuroprotetivas, as quais podem auxiliar na prevenção e melhora de algumas doenças, como Alzheimer e Parkinson2,3.

  • Diabetes

A redução dos níveis de glicose no sangue, assim como melhora da ação da insulina são alguns fatores de ação do resveratrol na melhora de quadros de diabetes e suas complicações2,3.

  • Obesidade

A obesidade está associada a um quadro de inflamação crônica e de baixa intensidade, a qual predispõe ao desenvolvimento de resistência à insulina e diabetes mellitus tipo 2, aumentando o risco de doenças cardiovasculares. Assim, todos os benefícios relacionados aos efeitos anti-inflamatórios do resveratrol também tem impacto positivo neste cenário3.

  • Longevidade e envelhecimento

Devido à alta capacidade antioxidante e redução da ação dos radicais livres, o resveratrol pode atuar na longevidade, prevenção do envelhecimento celular e, consequentemente, dos efeitos negativos relacionados a ele, como as DCNT citadas anteriormente5.

Portanto, tendo em vista que as DCNT são um dos principais problemas de saúde pública no Brasil6, o consumo de substâncias que possam auxiliar em seu controle e prevenção, como o resveratrol, é extremamente relevante.

Em quais alimentos podemos encontrá-lo?

Como falamos anteriormente, o resveratrol é encontrado principalmente na casca de uvas roxas, mas também está presente na amora, no vinho tinto, nos amendoins e no chocolate amargo, podendo facilmente fazer parte do dia a dia da alimentação da população1.

Apesar da facilidade ao acesso, consumir uma quantidade diária significativa apenas por meio da alimentação pode ser difícil. Ainda não existe uma dose diária de resveratrol definida, mas devido à baixa biodisponibilidade deste composto7, ou seja, dificuldade de absorção pelo organismo, o uso de suplementos específicos pode ser interessante. Para isso, o ideal sempre é que o uso de suplementos seja orientado e prescrito por um profissional de saúde habilitado. Somente ele saberá a dose ideal para você e a melhor maneira de realizar essa suplementação!

RESVERATROL: um brinde à longevidade!

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  

[1] Vatavuk-Serrati G, Alves RT, Castro AGP, Silva Costa E, Machado VA. Efeitos da suplementação de resveratrol sobre fatores de risco cardiovascular. Revista da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo. 2019 Mar 1;29(1):88–93.

[2] Kaur A, Tiwari R, Tiwari G, Ramachandran V. Resveratrol: A Vital Therapeutic Agent with Multiple Health Benefits. Drug Research. 2022 Jan 1;72(1):5–17.

[3] Meng X, Zhou J, Zhao CN, Gan RY, Li HB. Health Benefits and Molecular Mechanisms of Resveratrol: A Narrative Review. Foods. 2020 Mar 14;9(3):340.

[4] Dyck GJB, Raj P, Zieroth S, Dyck JRB, Ezekowitz JA. The Effects of Resveratrol in Patients with Cardiovascular Disease and Heart Failure: A Narrative Review. International Journal of Molecular Sciences. 2019 Feb 19;20(4).

[5] Pyo IS, Yun S, Yoon YE, Choi JW, Lee SJ. Mechanisms of Aging and the Preventive Effects of Resveratrol on Age-Related Diseases. Molecules. 2020 Jan 1;25(20):4649.

[6] Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Análise em Saúde e Vigilância de Doenças Não Transmissíveis. Vigitel Brasil 2006-2021: vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por inquérito telefônico. 2022. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/vigitel_brasil_tabagismo_alcool_2006_2021.pdf. Acesso em 18 de julho de 2024.

[7] Salla M, Karaki N, Belal El Kaderi, Ayoub AJ, Younes S, Abou MN, et al. Enhancing the Bioavailability of Resveratrol: Combine It, Derivatize It, or Encapsulate It? Pharmaceutics. 2024 Apr 22;16(4):569–9.

Rolar para cima