Alimentação
01 de agosto, 2025 - 1 min de leitura

O que é taurina?

O que é taurina?
Se você tem contato com suplementos esportivos ou bebidas energéticas, provavelmente já deve ter ouvido falar sobre a taurina.

Conteúdos

    A taurina é um aminoácido produzido naturalmente pelo corpo, principalmente pelo fígado e rins, e que também é encontrada na maior parte de células e tecidos do organismo, incluindo cérebro, retina, coração, placenta e músculos1

    Mesmo sendo produzida pelo corpo, é comum que humanos não consigam produzir uma quantidade suficiente de taurina para suprir suas necessidades diárias, sendo necessário complementar o fornecimento desse aminoácido pela ingestão de alimentos que o contenham1.  

    Felizmente, a taurina é muito presente em alimentos, principalmente aqueles de origem animal. Ela é encontrada em baixa quantidade em leite e derivados, e em alta quantidade em frutos do mar, como os mariscos, e nas carnes escuras de frango e peru1. O processo de cocção dos alimentos não parece ter um impacto negativo na quantidade de taurina disponível no alimento depois de pronto, o que é ótimo1

    Apesar de ser um nutriente presente em vários produtos, é comum não saber ao certo quais são as principais funções da taurina e os mitos relacionados a ela! Vamos falar um pouco mais a seguir! 

    Quais as principais ações e benefícios da taurina? 

    A taurina atua em muitas atividades fisiológicas do nosso corpo e é de extrema importância para o organismo, participando do funcionamento de órgãos e possuindo grande ação antioxidante2,3. Confira a seguir os seus principais benefícios: 

    • Ação antioxidante 

    Devido à sua ação antioxidante, a taurina ajuda a garantir a saúde das mitocôndrias, células responsáveis pela geração de energia no corpo3. Assim, atua na redução de radicais livres e pode ajudar na prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares e neurológicas, além de prevenir os danos oxidativos induzidos pelo processo de envelhecimento2

    • Proteção cardiovascular 

    Alguns estudos têm indicado que a taurina pode ajudar no controle da pressão arterial, além de melhorar a função cardíaca2,3. Isso ocorreria através da sua participação em processos relacionados à vasodilatação, ao controle da pressão, e também pela redução dos radicais livres2,3,5

    • Melhora do desempenho físico 

    A taurina age em uma série de mecanismos relacionados à prática de exercícios, como a regulação do metabolismo de gorduras e glicose para a produção de energia, que também é mais otimizada pela sua atuação na função das mitocôndrias5-7

    Sua combinação com a cafeína, comum em suplementos, pode melhorar a resistência, treinos de tiro (corrida em alta intensidade por um curto período) e o desempenho cognitivo5

    A taurina também contribui para a recuperação através da proteção contra os impactos inflamatórios e oxidativos causados pela atividade, o que ajuda na redução da fadiga e dor muscular5,6.  

    • Melhora da concentração 

    A taurina tem um efeito inibitório no sistema nervoso central, desacelerando a atividade cerebral8. Este contexto promove uma sensação de relaxamento e bem-estar. Assim, a taurina ajuda a evitar que o excesso de estímulos dificulte a concentração e facilita a execução das tarefas do dia a dia. 

    Por que é tão presente em suplementos e bebidas energéticas? 

    Como falamos no início, a taurina é muito presente em suplementos esportivos e bebidas energéticas - ela é utilizada nestes produtos devido ao seu papel no desempenho físico e cognitivo e físico. É muito comum que a cafeína esteja associada à taurina, sendo uma dupla interessante para o estímulo físico e cognitivo, onde uma estimula e a outra concentra. 

    Esclarecendo mitos

    Você pode já ter ouvido algumas considerações sobre a taurina que não são verdadeiras. Veja explicar três mitos muito comuns: 

    1. A taurina é um estimulante 

    Por ser frequentemente combinada à cafeína em bebidas energéticas, a taurina pode ser confundida com uma substância estimulante. Entretanto, essa não é a sua função. Somada à cafeína, ela ajuda na concentração e melhora a performance física e mental7

    2. A taurina é perigosa e pode fazer mal à saúde. 

    Como um aminoácido natural, a taurina é segura e, em alguns casos, pode apresentar efeitos colaterais mínimos no corpo1

    É liberada para consumo pelas principais agências reguladoras de alimentos, como a EFSA (European Food Safety Authority), que estabelece que o limite diário de consumo de 1000 mg de taurina por quilo de peso corporal através de bebidas energéticas como tolerável e sem efeitos adversos observados1. No Brasil, a ANVISA autoriza um consumo máximo de 2000 mg por dia em suplementos alimentares, para maiores de 19 anos9

    3. A taurina só tem ação significativa para atletas 

    A taurina contribui para o desempenho físico, mas seus benefícios não são exclusivos aos atletas. Por ser um aminoácido naturalmente presente no corpo, todas as pessoas se beneficiam das propriedades deste nutriente, sendo que sua suplementação em alguns casos tem demonstrado benefícios diversos. 

    Uma alimentação equilibrada é essencial para o fornecimento adequado de taurina em nosso dia a dia. Contudo, muitos dos seus benefícios estão relacionados à suplementação, principalmente quando é necessário um controle da quantidade ingerida ou doses maiores do que as consumidas habitualmente pela alimentação. Não deixe de procurar um profissional da saúde caso queira optar pela suplementação! Ele poderá avaliar as melhores formas de você se beneficiar do consumo desse nutriente!

    Referências:

    [1] Jakaria M, Azam S, Haque ME, Jo SH, Uddin MS, Kim IS, Choi DK. Taurine and its analogs in neurological disorders: Focus on therapeutic potential and molecular mechanisms. Redox Biol. 2019 Jun;24:101223.  

    [2] Chih-Chen Tzang, Lin WC, Lin LH, Lin TY, Chang KV, Wu WT, et al. Insights into the cardiovascular benefits of taurine: a systematic review and meta-analysis. Nutrition Journal. 2024 Aug 15;23(1).

    [3] Jong CJ, Sandal P, Schaffer SW. The Role of Taurine in Mitochondria Health: More Than Just an Antioxidant. Molecules. 2021 Aug 13;26(16):4913.

    [4] Abud GF, De Carvalho FG, Batitucci G, Travieso SG, Bueno Junior CR, Barbosa Junior F, et al. Taurine as a possible antiaging therapy: A controlled clinical trial on taurine antioxidant activity in women ages 55 to 70. Nutrition (Burbank, Los Angeles County, Calif) [Internet]. 2022 Sep 1;101:111706.  

    [5] Liu J, Rong W. Effects of taurine combined with caffeine on repetitive sprint exercise performance and cognition in a hypoxic environment. Sci Rep. 2025 Feb 13;15(1):5386.

    [6] Kurtz JA, VanDusseldorp TA, Doyle JA, Otis JS. Taurine in sports and exercise. Journal of the International Society of Sports Nutrition. 2021 May 26;18(1).

    [7] Jagim AR, Harty PS, Tinsley GM, Kerksick CM, Gonzalez AM, Kreider RB, et al. International society of sports nutrition position stand: energy drinks and energy shots. Journal of the International Society of Sports Nutrition. 2023 Mar 2;20(1).

    [8] Ochoa-de la Paz L, Zenteno E, Gulias-Cañizo R, Quiroz-Mercado H. Taurine and GABA neurotransmitter receptors, a relationship with therapeutic potential? Expert Review of Neurotherapeutics. 2019 Mar 20;19(4):289–91.

    [9] ANVISA. Instrução Normativa nº28, de 26 de julho de 2018. Estabelece as listas de constituintes, de limites de uso, de alegações e de rotulagem complementar dos suplementos alimentares. Disponível em https://anvisalegis.datalegis.net/action/ActionDatalegis.php?acao=abrirTextoAto&link=S&tipo=INM&numeroAto=00000028&seqAto=000&valorAno=2018&orgao=DC/ANVISA/MS&cod_modulo=310&cod_menu=8542. Acesso em 1 de julho de 2025.

    Compartilhe:

    Tópicos relacionados

    Relacionados

    Todos os posts
    Benefícios do Whey Protein

    Benefícios do Whey Protein

    Rodrigo Hilbert

    Sono relaxante

    Sono relaxante

    Rodrigo Hilbert

    Mousse Energizante

    Mousse Energizante

    Rodrigo Hilbert

    Bomba proteica

    Bomba proteica

    Rodrigo Hilbert

    Produtos Emana