Conteúdos
A dieta cetogênica se tornou muito conhecida nos últimos anos, principalmente por prometer uma rápida perda de peso e melhora do controle de açúcar no sangue.
Ela é caracterizada por um consumo alto de gorduras, adequado de proteínas e muito baixo de carboidratos1,2.
É uma modalidade de dieta utilizada há muitos anos para o tratamento de uma doença específica: a epilepsia infantil de difícil controle. Nestes casos, a dieta cetogênica é utilizada em um cenário de tratamento clínico e com acompanhamento especializado1,2.
No emagrecimento, estudos que avaliaram o efeito da dieta cetogênica no tratamento da obesidade mostram um percentual de gorduras na alimentação que varia entre 60 a 70% do valor calórico total da dieta1.
Apesar de seu efeito rápido na perda de peso ter sido observado em alguns estudos científicos, é importante avaliar os possíveis riscos e benefícios para reduzir ou evitar prejuízos à saúde1.

A dieta cetogênica impacta o organismo principalmente ao mudar a principal fonte de energia do corpo3.
Em condições normais, os carboidratos são utilizados como combustível principal para a produção de energia, sendo convertidos em glicose. Quando a ingestão de carboidratos é reduzida drasticamente, como ocorre na dieta cetogênica, o organismo entra em um estado chamado cetose3.
Com pouco carboidrato disponível, o fígado passa a transformar as gorduras em corpos cetônicos, que serão utilizados como fonte alternativa de energia pelo cérebro, músculos e outros tecidos. Esse processo leva a várias adaptações metabólicas, tais como3,4:
Entre os efeitos indesejáveis da dieta cetogênica, estão: baixo consumo de fibras e grãos integrais, hipoglicemia (baixos níveis de açúcar no sangue), falta de energia, mau hálito, náuseas, vômitos, entre outros. Além disso, a dieta cetogênica pode promover o aumento do colesterol “ruim” (LDL), aumentando o risco cardiovascular a longo prazo1.
A dieta cetogênica está associada a um baixo consumo de vitaminas e de alimentos fontes de carboidratos ricos em fibras, o que pode impactar negativamente a microbiota intestinal1.
Além disso, mesmo com a realização de treinos de força regulares, também pode haver efeitos negativos sobre a massa magra, com redução de massa muscular1.

Muitos estudos demonstram a eficácia da dieta cetogênica como uma estratégia para a perda de gordura e emagrecimento5.
Apesar das evidências e das alterações que a dieta cetogênica promove no organismo e metabolismo (citadas acima), o seu impacto na obesidade e no emagrecimento ainda é muito discutido1.
De acordo com as recomendações atuais da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (ABESO), por ser uma dieta muito radical, levar à redução de massa magra, não promover uma alimentação equilibrada e não favorecer a aderência a hábitos alimentares saudáveis, a dieta cetogênica não é recomendada como tratamento nutricional da obesidade1.
Dessa forma, a dieta cetogênica promove mudanças que, em alguns casos, pode trazer benefícios específicos para alguns casos de emagrecimento, porém não é indicada para todas as pessoas. Caso queira emagrecer e entender melhor sobre a dieta cetogênica, busque um acompanhamento e avaliação individualizados!
[1] Abeso. Posicionamento Sobre O Tratamento Nutricional Do Sobrepeso E Da Obesidade Departamento De Nutrição Da Associação Brasileira Para O Estudo Da Obesidade E Da Síndrome Metabólica (Abeso -2022). 2022.
[2] Borowicz-Reutt K, Krawczyk M, Czernia J. Ketogenic Diet in the Treatment of Epilepsy. Nutrients. 2024 Apr 24;16(9):1258.
[3] Ahmad Y, Seo DS, Jang Y. Metabolic Effects of Ketogenic Diets: Exploring Whole-Body Metabolism in Connection with Adipose Tissue and Other Metabolic Organs. International Journal of Molecular Sciences. 2024; 25(13):7076.
[4] Yuan X, Wang J, Yang S, Gao M, Cao L, Li X, et al. Effect of the ketogenic diet on glycemic control, insulin resistance, and lipid metabolism in patients with T2DM: a systematic review and meta-analysis. Nutrition & Diabetes. 2020 Nov 30;10(1).
[5] Basolo A, Magno S, Santini F, Ceccarini G. Ketogenic Diet and Weight Loss: Is There an Effect on Energy Expenditure? Nutrients. 2022 Apr 26;14(9):1814.
Tópicos relacionados